ESTUDO,INVESTIGAÇÃO E ENSINO





Na presente fase da minha vida considero-me um privilegiado por poder dedicar todo o meu tempo às três actividades que mais me realizam como pessoa: estudo, investigação e ensino.
A partir de ontem e por convite do professor Jorge Bacelar Gouveia passei a integrar o grupo de investigação “Direito, Segurança e Democracia”, criado no âmbito do Centro de I&D Sobre Direito e Sociedade (CEDIS), da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
No contexto do Programa Estratégico 2015-2020 do CEDIS vou desenvolver, em conjunto com outros investigadores, dois projectos inseridos na área da Protecção Civil, cujo conteúdo ainda está em fase de esquematização.
Tenho a forte convicção de que a investigação pode dar um importante contributo para a solidificação do Sistema de Protecção Civil no nosso país, desde que orientada para a aplicabilidade prática dos resultados do referido labor científico.
Para além da coordenação do Curso de Extensão Universitária em Emergência e Protecção Civil, cuja segunda edição já se iniciou na Nova Direito, da colaboração na Enciclopédia de Direito e Segurança e na dinamização do Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil, é agora a vez de me dedicar a dois objetivos de estudo no domínio do sistema, um na área legislativa e outro na área operacional, a concretizar no horizonte temporal de 5 anos.
Entretanto continuo a receber convites para dar testemunho do resultado do meu estudo, no contexto do sistema, alicerçado na reflexão, na humildade intelectual e na experiência, enquanto fontes produtoras e reprodutoras de conhecimento aplicado.



Comentários

Mensagens populares