DIALOGO NUMA SALA DE AULA






Estava terminada a aula. Mas o aluno ficou para trás pois queria tirar uma dúvida com o professor.
- Professor se bem entendi a única forma de se obter um elevado desempenho numa organização é através do trabalho em equipa. Mas como fazer para que as pessoas trabalhem juntas, numa equipa?
- Este é o grande desafio das organizações modernas – respondeu o professor. 
- Certo mas como fazer, professor – insistiu o aluno.
- Em primeiro lugar, o líder define um objectivo e comunica-o a todos. Com clareza explica como pretende atingi-lo. A estratégia tem que envolver todos que compõem a organização, para que cada um se sinta comprometido. A base de uma equipa está no comprometimento das pessoas com o objectivo. O que une as pessoas, tornando-as um grupo coeso, são os pontos comuns que existem entre elas.
- Mas como fixar um objectivo comum com pessoas que por vezes não se podem ver umas às outras? – questionou o aluno.
- Esta é uma tarefa para um verdadeiro líder. O líder conhece a alma humana e sabe falar a linguagem das necessidades e dos desejos de cada um, criando elos de ligação com o grupo. A isso chamamos motivação. O líder sabe que para ter bons resultados, terá que saber motivar as pessoas. Não se pode limitar a dar ordens. Uma pessoa motivada move montanhas – concluiu o professor.
- Professor mas alguém moverá montanhas por um líder, por muito bom que ele seja? – voltou a questionar o aluno.
- É evidente que pelo líder não. Mas pode mover montanhas por si. As pessoas agem naturalmente em função dos seus interesses, das suas necessidades e dos seus desejos. Quando você liderar descubra quais são e verá as montanhas da sua organização a moverem-se. Um objectivo que realmente motiva alguém é aquele que ajuda cada um a realizar o seu sonho. Basta descobrir o ponto de confluência desse sonho com o objectivo da organização, para se ser um líder com sucesso – rematou o professor.
Aquele dialogo terminou e ambos sairam da sala de aula, não sem que o aluno comentasse: 
- Já vi tudo. Há por aí muitos chefes mas poucos líderes!


Comentários

Mensagens populares